terça-feira, 15 de setembro de 2009

III FÓRUM PARTICIPATIVO

Tendo em vista as relações de comunicação e apropriação do espaço (os domínios físicos da escola), enquanto educador como você observa o comportamento do masculino e do feminino no ambiente escolar? De acordo com o que você observa, que atitudes podem ser tomadas para evitar uma desigualdade de gênero?

Data limite até 20/09/2009 (Domingo)
Att,
Erick e Wanessa

16 comentários:

  1. No primeiro momento teria que ser quebrado o tabu dentro de nós mesmos, para que posteriormente pudéssemos mudar opinões que já estão construídas mais que não quer dizer que não possa ser transformada. É nescessário que nós como educadores tomemos um certo cuidado para que não haja um confronto entre o que achamos e o que os pais acham e ensinaram aos filhos,temos que mostrar um outro lado para que nossos alunos possa assim escolher o que é melhor.Possam eles conhecendo os das lados da moeda escolher e vivenciar o melhor pra si e para os outros tornando uma sociedade mais justa e mais honesta.

    Suênia Cordeiro

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  2. Ainda é visível e bastante relevante o comportamento no que se refere ao masculino e feminino no espaço escolar, observa-se a divisão de grupos de meninas e meninos, nos esportes, nas brincadeiras e até grupos de estudos, muitas vezes o próprio educador instiga situações que motivam uma competição entre o masculino e o feminino. A educação familiar é a base de tudo, e esse comportamento já vem do lar, onde "Menino não brinca com menina", menina é frágil e assim por diante. Para que essas barreira sejam derrubadas se faz necessário um trabalho de conscientização, integração e interativo, onde o educador desenvolva atividades que envolvam meninas e meninas valorizando as potencialidades dos mesmos (as).

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  3. 3 fórum participativo
    A questão das diferenças entre os sexos pode ser assunto ultrapassado, pois atualmente há uma relação de poder entre homens e mulheres na sociedade. E contribuo utilizando métodos pedagógicos igualmente para meninos e meninas em prol de uma sociedade menos desigual.

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  4. COMO EDUCADORA AINDA OBSERVO QUE HÁ MUITA DESIGUALDADE NO QUE DIZ RESPEITO AS RELAÇÕES ENTRE JOVENS DE GENEROS DIFERENTES, PORÉM AS MUDANÇAS JÁ SÃO VISIVEIS NO ÂMBITO ESCOLAR, ISTO SÓ É POSSIVEL GRAÇAS A LUTA QUE A SOCIEDADE TRAVOU PARA CONSTRUIRMOS UM MUNDO MAIS JUSTO , MAIS SOLIDARIO. CONCEITOS COMO ÉTICA , CIDADANIA E RESPEITO TAO DIVULGADOS E DEBATIDOS PRINCIPALMENTE NA SALA DE AULA, POIS SÓ ATRAVÉS DE CONVERSAS (DEBATES) PPODEMOS FAZER COM QUE OS OUTROS REFLITA SOBRE SUAS ATITUDES.

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  5. Pode-se dizer que diariamente convivemos com atitudes de intolerâncias e ou/ aceitações camufladas quanto ao diferente. O espaço escolar passa a ser um território que exige um mapeamento destes comportamentos como indicativo para investirmos em novas práticas a minimizar qualquer traço de desigualdade entre gêneros, afinal como educadores temos essa atribuição.

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  6. NO AMBIENTE ESCOLAR AINDA PODE-SE PRESENCIAR CENAS DE COMPORTAMENTO INDIVIDUALIZANDO OS GÊNEROS: MASCULINO E FEMININO, NÓS ENQUANTO EDUCADORES DEVEMOS PROMOVER ATIVIDADE DIVERSIFICADAS, EM GRUPO SOCIALIZANDO DE FORMA ANÃO DIFERENCIAR OS SEXOS. COMO TAMBÉM ATIVIDADES LÚDICAS EMVOLVENDO OS ALUNOS A PARTICIPAREM COM PRAZER E CONCIÊNCIAS DA UNIFICAÇÃO QUE DEVE OCORRER NA SOCIEDADE COM RELAÇÃO AO GÊNERO.

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  7. Ainda percebo que os meninos e as meninas vivem sempre em um certo conflito: o menino quer sempre mostrar que tem mais força, que é mais inteligente; e, a menina quer sempre mostrar que pode fazer tudo que o menino faz. A questão das cores, também não está muito clara, ou seja, que cor não determina se é menino ou menina, pois eles acham que rosa é para menina e azul para menino, e se algum menino, por exemplo, usar um lápis rosa, as piadas já começam. Então, estou sempre propondo tarefas iguais dentro da sala de aula, propondo situções em que eles percebam que só é inteligente ou capaz, aquele que se esforça, e não aquele que é menino oumenina, pois isto não é algo determinado pela genética, mas pelo seu esforço próprio.

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  8. Cursista: Eleide Valquiria
    Telefone: 87 96037163
    email:valsoares_silva2yahoo.com.br
    III forum participativo
    Gênero e diversidade na escola

    Ainda é observado no ambiente escolar tais diferenças entre os sexos masculinos e femininos,mais como educadores devemos propor situações nas quais homem ou mulher não so é aquele(a) que vive em desigualdade e sim aquele que sabe respeitar e conviver com a diferença, como tambem atividade ludicas: Jogos, dinâmicas que proporcionem a todos uma igualdade de gênero e respeito ao outro.

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  9. É complexo poder observar que nos dias de hoje isso é perceptivo em sala de aula! A desigualdade de gêneros entre homem e mulher é grande. E a escola em si tem o papel de mudar esse quadro, nós educadores devemos tomar decisões em que não separamos esses gêneros, fazendo um trabalho conjunto, proporcionando atividades que satisfatoriamente atenda a eles. Como trabalhos em grupos meninas com meninos, brincadeiras dos dois gêneros onde todos participem sem separação e muita conversa.

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  10. Nas relações sociais existe uma valorização maior do masculino gerando preconceitos e desigualdades.
    O conceito de gênero vem desnaturalizar as diferenças e mostrar que elas não existem porque nascemos homens ou mulheres. Essas diferenças são construidas, mantidas e reconstruidas socialmente através de interações em casa e na escola; cabendo a nós fazermos tais mudanças.

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  11. Ainda vivemos em uma sociedade um tanto arcaica no que concerne a questão de gênero, masculino e feminino. No entanto, a escola tem se esforçado na garantia de igualdade de gênero no espaço educativo, embora percebe-se que muitas vezes, em algumas situações, a escola parece ser impotente na resolução das mesmas. Ainda não sei se a escola estar realmente preparada para lidar com a questão, haja vista que, devemos antes trabalhá-las em nós mesmos.

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  12. Auxiliadora disse:
    No espaço escolar é muito comum perceber as diferenças de tratamentos existentes entre meninos e meninas, e como formadores de opinão devemos garantir no espaço escolar situações que derrubem essas barreiras, resaltando, que trabalhemos antes em nós mesmos tais estratégias já que não estamos totalmente prontos para tais situações.

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  13. As diferenças entre os sexos tem que partir da família, a maioria das pessoas passa décadas sem falar profundamente consigo mesma. Os jovens sabem operar complexos computadores, mas não sabem criticar suas idéias, repensar suas histórias e discutir seus problemas. Que sociedade é essa que tem destruído a capacidade do ser humano de se interiorizar.

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  14. Cursista: Josefa Gorete de A lopes
    Teleone:3951-1052
    III forum participativo

    Não só no espaço escolar, mas tambem na sociedade há diferenças entre meninos e meninas seja em bricadeiras ou até mesmo no comportamento do dia-a-dia.
    Devemos trabalhar dentro de palestras e debates para concientizar nossos jovens que somos iguais apesar da difernça dos sexos.

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  15. Cursista: Rúbia Daniela Rodrigues dos Santos
    Telefone:(087)3847-1032
    Email: rubia_daniella@hotmail
    III fórum participativo
    Gênero e diversidade na escola

    Com relação a escola é muito mais comum do que se pensa esse reforço
    de questões ligadas ao gênero. Desde a simples organização das filas, 'as meninas primeiro!' porquê a fila passa a ser organizada deste modo? Pois é um estereótipo feminino a calma, a passividade, e a fragilidade. Pergunto-me não há meninas que são mais ousadas em suas ações? Ao mesmo tempo refletimos sobre outro fato, como o uso das quadras em algumas escolas, este é um fato que se não for bem administrado pelo olhar sensível do professor ficará sempre monopolizada pelos meninos, uma boa experiência é fazer com que a alternância de dias entre meninos e meninas no uso da quadra. e como as aulas são ministradas numa quantidade ímpares de dias um dia na semana ambos terão que brincar juntos.
    Na educação infantil é comum observarmos que alguns pais (machistas) tentam impedir que seus filhos (meninos) brinquem com bonecas (bebês), sem nenhum fundamento além do cultural 'homem não brinca de boneca', é importante apresentar para estes pais que a formação da personalidade do seu filho em termos de responsabilidades que envolvam suas atividades futuras incluindo-se aí o trato com filhos que por sua vez é importante compreender a divisão das tarefas, como também a menina que gosta de brincar com carrinhos e a família ou a professora só lhe permite brincar com panelinhas ou casinha ou boneca. é necessário se re-avaliar a constituição social na qual estamos inseridos está passando por mudanças.
    Observei por estes dias uma propaganda muito interessante que se relacionava com a questão que aqui nos colocamos a estudar não sei se alguém já a viu... a propaganda do arroz Tio João que fala sempre no gênero feminino, e há uma pessoa de costas, quando a pessoa se vira não é uma mulher mas um homem.

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