segunda-feira, 9 de novembro de 2009

ATIVIDADE MÓDULO IV

1 - No cotidiano das salas de aula, são comuns atitudes de racismo, preconceito e discriminação que “passam batido” sem que os/as professores/as façam nada para combatê-las ou nem sequer se dêem conta delas. Anote pelo menos quatro exemplos observados em sua sala de aula e discuta.

2 - Qual a sua opinião a respeito da obrigatoriedade colocada na lei nº 10.639 (altera a Lei de Diretrizes e Bases da EducaçãoNacional e inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro- Brasileira”) quais seriam as maiores dificuldades da escola em efetivá-la?

3 - Você já realizou alguma atividade sobre a questão racial com seus alunos? Que tipo de atividade? Essa atividade fazia parte de algum conteúdo, ou surgiu em virtude de alguma razão ou acontecimento específico? Como os alunos/as reagiram à atividade. Caso não tenha realizado, que sugestões de atividades você poderia propor?

Fórum V

1. Analise as frases seguintes, de modo a discutir a presença de preconceitos, os estereótipos e o racismo nelas embutidos:

1. Marta é negra, mas é bonita.

2. Seu João é um homem notável. Um preto de alma branca.

3. Os jogadores negros de futebol só se casam com loiras burras.