segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Fórum Participativo

Prezados e Prezadas,

Abaixo segue, uma reportagem sobre um episódio de homofobia. Baseando-se nos textos do módulo 2 - unidade 2, Qual o seu posicionamento perante o fato descrito? E como essa questao deve ser tratada no âmbito da justiça?


Homossexual espancado por carecas após Parada Gay de SP morre

"Quase dez anos depois do emblemático caso de assassinato motivado por homofobia em São Paulo (do adestrador Edson Néris da Silva), a Capital registra mais uma morte gerada pela intolerância a homossexuais. A Santa Casa de Misericórdia de São Paulo confirmou, no início da noite desta quarta-feira (17/06/09), a morte de Marcelo Campos Barros, de 35 anos. O rapaz, que é cozinheiro, teve morte cerebral motivada por traumatismo craniano."
Como devem participar:
Cliquem em "comentários" em seguida coloquem o nome completo e façam o comentário. Atenção: algumas pessoas que possuem e-mail diferente do G-mail que não conseguirem se identificar no campo "Comentar como" devem clicar em Anônimo e colocar o nome antes de fazer o comentário.Qualquer dúvida entrem em contato com a Equipe de Tutoria- presenciais e/ou a distância

24 comentários:

  1. É incrível como ainda hoje é p ossível presenciar cenas ater5rorizantes como esta. Isso nos aponta para um triste fato: os (os homens não evoluiram o suficiente para alcançarem o "status" de "humanos". O alcance da dimensão humana se dá no fato de sua própria autoaceitação, perpassando pela aceitação do outro. Lembro aqui de uma cena que presenciei em um dos dias de festa que houve recentemente em Tabira, um homossexual foi agredido simplesmente por que foi cumprimentar uma mulher que estava acompanhada pelo marido, o marido ao saber que ele era homossexual, não demorou muito para agredi-lo...Qual o problema de a pessoa ser homeossexual? Com quem estar o problema com quem assume uma identidade homossexual ou com esses ditos "heteros" que se sentem incomodados com a presença homo? A gente como educadores tem que começar a pensar em maneiras que facilitem essa discussão em sala de aula, para que sejam de fato formados "pessoas" e não animais domesticados.

    ResponderExcluir
  2. Isso me faz refletir em que sociedade vivemos, de humanos ou monstros e maquinas! Definitivamente não entendo essa postura arrogante e vergonhosa que algumas pessoas demonstram nos dias de hoje.
    Freqüente esses espetáculos acontecem em nossa sociedade, sabe-se que hoje vivemos num mundo mais moderno com diferenças em todos os sentidos. Na verdade o que falta em nosso âmbito de convivência é o RESPEITO, pois as pessoas não se respeitam mais nem a si próprio imagine respeitar e conviver com a diversidade.
    A justiça diante de uma situação como essa deve ter uma postura forte punir , fazer propaganda e mostrar que ninguém tem o direito de achar que esta certo ou mesmo que tem um padrão determinado para conviver na sociedade.
    Nos professores temos uma missão, de fazer a diferença na escola, não podemos deixar que nossas alunas (os) saiam com uma mentalidade tão mesquinha como essas que nos deparamos constantemente. Esse curso esta me ajudando muito, pois posso observar comentários que antes não dava importância, hoje vejo com outros olhos e sempre exponho esse tema para a sala e mostro que o respeito a diversidade é primordial para uma sociedade mais justa!

    ResponderExcluir
  3. Mesmo com o avaço da tecnologia e as mudanças de personalidades, o ser humano ainda mostra-se um tanto que tradicional. Ainda existe em nossa sociedade pessoas preconceituosa as quais, nao acitam s diferenças e nem tao pouco as respeitam, um dos mais descriminados são os homosexuais, onde a sociedade em geral tem uma opinião formada e a maioria por ignorancia seguem a mesma concepção,para muitos os homosexuais nao deveriam nem existir, nem fazer parte do convivio social. As criticas existem, mas, se os poderes maiores tornacem publicos o direito e o respeito as escolha, concerteza seria mais facil dar a quem desobedece e nao cumpre as leis a puniçao correta.

    ResponderExcluir
  4. Sinto-me um gão de areia, mas em pleno movimento quando trato destas questões em sala de aula com um olhar difenciado para dar ao meu aluno o direito de fazer a difença, de ser mais feliz em conviver com a diferença, seja ela em qual natureza se apresente e não escondo minha tristeza em presenciar cotidianamente notícias em que destaca o ser humano como um ANIMAL na forma mais deprimente possível ao não se sentir parte de uma diversidade de pessoas, comportamentos, desejos.
    Ao demonstrar que com essas ações o se humano torna-se primitivo só resta a justiça cumprir com seu poder de analizar, julgar, punir ou absorver quando for o caso, pois toda ação tem uma reação e se assim não for procedido muitos outros Edson Néris serão atingidos irracinalmente pedindo SOCORRO.

    ResponderExcluir
  5. Como se viu nas experiências relatadas nesta reportagem, a boa orientação sexual deve incentivar sempre a reflexão. Assim, seja qual for o tema tratado, ele se tornará mais interessante para crianças e jovem. Pois, como já dizia Freud, a sede de conhecimento parece ser inseparátivel da curiosidade sexual. É por is soque toda escola deve ter um projeto sobre o tema. Com ele, os alunos não apenas ficarão mais preparados para viver sua vida de forma plena e Feliz, mas estarão também mais aptos para o aprendizado e as diferenças

    ResponderExcluir
  6. É IMPRESSIONANTE QUE EM PLENO SÉCULO XXI AINDA NOS DEPARAMOS COM CENAS PRECONCEITUOSAS E EXTREMISTAS COMO ESTAS.MAIS DE DOIS SÉCULOS APÓS A REVOLUÇÃO FRANCESA E PROMULGAÇÃO DOS DREITOS HUMANOS CONVIVEMOS COM CENAS DE EXTREMA BARBARIE. CASOS COMO ESTES MERECEM UMA ATITUDE SEVERA E IMENDIATA PARA QUE ESTE MAL SEJA SANADO, AFINAL DE CONTAS NÃO ESTAMOS NOS REFERINDO A UM FORA DA LEI QUE COMETEU ALGUM DELITO QUALQUER E SIM DE UM MARGINAL QUE TIROU A VIDA DE UMA PESSOA QUE PENSAVA DE FORMA DIFERENTE E MAIS QUE TENTA ATRAVÉS DO TERROR DIFUNDIR OS SEUS IDEAIS DO QUE SEJA CERTO OU ERRADO. MAS NÃO DEVEMOS NOS ESQUECER QUE A CADEIA DEVE SER UM LUGAR DE RESSOCIALIZAÇÃO NESSE SENTIDO ESTA PESSO DEVERIA RECEBER TRATAMENTO PARA QUE APRENDA A COMPREENDER A REALIDADE E A LIBERDADE DO PRÓXIMO AO FAZER SUAS ESCOLHAS.

    ResponderExcluir
  7. A cada dia que passa nos surpeendemos mais, pois é triste nos depararmos com casos como esses em pleno século XXI,e é lamentavel que ainda exista pessoas com esse tipo de preconceito e que não consiga respeitar o próximo, sendo desde a sua maneira de vestir quanto a sua opção sexual,contudo é sabido que o ser humano tem um potencial de desenvolvimento inagalavel, e mesmo assim ainda não consegiu atingir o se desenvolvimento de aceitação intelectual.
    Maria Edna Barbosa Ramos

    ResponderExcluir
  8. É triste nos deparamos com notícias constantes de massacres contra homossexuais, pois eles têm os mesmos direitos que os demais cidadãos, mas que não usufrui por demasiada ignorância dos "normais ou machos de verdade".
    Em que mundo vivemos? Se não podemos realizar nossos desejos com liberdade. Vivemos numa sociedade onde muitos não aceitam que alguém seja atraido por uma pessoa do mesmo sexo, convivemos com "animais" que não conseguem enxergar além do próprio nariz, e muito menos pensar que cada indivíduo pode fazer suas escolhas sem que para ser feliz tenha que ser a união do homem e mulher.

    ResponderExcluir
  9. Diante de tanta modernidade, ainda nos deparamos com casos como esse, onde as pessoas que agem desa forma nada mais são do que pré-históricos. Esses são comportamentos típicos de seres que não raciocinam e mas que muitas vezes proporcionam traumas e danos irreversíveis a quem por eles passam. Qual a certeza que esses "animais" poderiam ter a respeito da sexualidade de seu(a) filho(a)??? Fica difícil imaginar como agir com uma criança, onde sua personalidade ainda está em formação, dinate de uma notícia como esta, e o que nós educadores podemos fazer a respeito.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Quando nos deparamos com esses absurdos e atos de crueldade, nos faz refletir em que sociedade vivemos, o mundo mudou, estamos no terceiro milênio, num mundo globalizado, onde os avanços tecnológicos e científicos se expandem constantemente. Fica aqui uma reflexão: O mundo mudou e nós? Creio que teremos que nos direcionar para uma educação que venha formar verdadeiros cidadãos, porque educação é diferente de instrução.

    ResponderExcluir
  12. FATIMA RIBEIRO DISSE...
    A ACEITAÇÃO DO HOMOXESSUALISMO DEPENDE DO PONTO DE VISTA DE CADA SER HUMANO. MAS A VIOLÊNCIA NAO DEVE SER ADMITIDA EM HIPÓTESE ALGUMA. QUANDO ISSO ACONTECE AJUSTIÇA DEVE SER ACIONADA MESMO.

    ResponderExcluir
  13. Muito obrigada a todos e todas! Seus comentários nos demonstra que o curso está (des)construindo o conhecimento já determinado e imposto pela nossa sociedade.
    Wanessa Menezes

    ResponderExcluir
  14. Por mais que as discussões alusivas a qualquer tipo de preconceito sejam alargadas e disseminadas nas escolas, em casa e na sociedade, muito ainda precisa ser feito para que as pessoas evoluam neste aspecto.Ainda existem pessoas muita arraigadas a culturas antigas, em que "macho tem que ser macho" e "fêmea tm que ser fêmea".O preconceito, principalmente contra os homossexuais é muito grande e tem um fator ainda presente que é o apoio da família, pois, muitas famílias não aceitam este tipo de comportamento, então a discriminação começa de casa, da própria família.Muito ainda teremos que fazer para que as pessoas comecem a aceitar as diversidades e as escolhas humanas sem preconceito, sem abusos e sem violência...

    Aracelis Amaral

    ResponderExcluir
  15. Na nossa Constituição Federal em seu artigo quinto temos assegurado o seguinte direito, o de que:

    Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.


    Na sociedade atual ainda vivemos cercados por inúmeros preconceitos, o preconceito torna-se ainda mais perverso para os homossexuais, pois estes são ainda para muitos inaceitáveis, pois o que é aceito socialmente são os heterossexuais. Vemos, portanto, que no Brasil cresce cada vez mais à distância entre o país legal e o país real, visto que, presenciamos cotidianamente o não cumprimento dos direitos assegurados constitucionalmente.
    Assim, no caso descrito na reportagem, este deve ser julgado com muito rigor pela justiça, não somente porque homofobia é crime como também, e principalmente, porque ocasionou uma morte.

    ResponderExcluir
  16. A sociedade em que estamos inseridos já é violenta por natureza e quando se trata de discriminçao, a violêcia não tem limites então é preciso trabalhar a mente das pessoas e lutar para termos um sistema judiciario mais eficaz e justo, sabendo que a impunidade é caracteristica desse siestema.

    ResponderExcluir
  17. É absurdo como ainda hoje há pessoas com atitudes mesquinhas em relaçao aos homossexuais. Eles não são diferentes de ninguem isso é instinto, cabe apenas a sociedade conviver com a diversidade.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. É incrível saber que ainda hoje vivemos em um paíscom pessoas de atitudes tão absurdas,preconceituosas em relação a homossexualidade, pois eles são seres humanos como nos, e possuem os mesmos direitos que qualquer cidadão.Desta forma é preciso um trabalho eficaz com a mente das pessoas, incentivando-as a diversidade e consientizando que a violência tem impunidade e é uma caracteristica que deve ser julgada e vigorada pela justiça.
    Eleide Valquiria

    ResponderExcluir
  21. RUBIA DANIE INACEITÁVEL QUE AINDA NOS DEPARAMOS COM CENAS COMO ESSA ,POIS COMVIVER COM AS DIFERENÇAS QUE CADA SER TEM INATO SERIA MUITO IMPORTANTE PARA QUE NÃO A CONTESESSE TANTA CRUELDADE ,VIVEMOS NO SÉCULO XXI E AINDA NOS DEPAROMOS COM PRÉ-HISTORICOS QUE NÃO CONSEGUEM CONVIVER COM HOMOSSEXUALAL .

    ELA:

    ResponderExcluir
  22. É incrível que num tempo onde a tecnologia avança a cada dia, onde novas descobertas na medicina são anunciadas, possibilitando salvar vida; ainda exista pessoas capazes de matar outra porque esta é diferente.As pessoas precisam urgentemente aprender o sentido da palavar CONVIVER, e como não podemos mudar a "cabeça" destes que infelizmente não querem aceitar o novo, precisamos acreditar no jovem e mostrar a diversidade do nosso planeta, para que tenhamos uma sociedade capaz de entender os que são diferentes e aceitá-los.

    ResponderExcluir
  23. As experiências relatadas nesta reportagem e o impulso ou atração sexual, e por isso que toda escola deve ter um projeto sobre o tema. Apesar de alguns quererem nos fazer crer o contrário, muitos adolescentes inteligentes tem decidido não ter relações sexuais antes do casamento pré - matrimoniais. Não é fácil, mas é assim que acontece com as coisas que valem apena na vid, triunfar na vida, nos seus estudos, no trabalho, no esporte, no domínio de um instrumento musical, deve esforçar - se para estar mais aptos para o aprendizado e as diferenças emocional e feliz.

    ResponderExcluir
  24. Como vimos a reportagem nos leva a refletir sobre o papel da escola, como agente de transformação especial, diante da sociedade que queremos construir e temos ter a ciência de quanto é importanteo nosso papel como professor e instigar os nossos alunos também a refletirem sobre o seu papel como cidadão na sociedade atual

    ResponderExcluir