terça-feira, 28 de julho de 2009

ATIVIDADE II NO AR

Atividades do módulo II da Unidade 1

Olá cursistas, estamos lembrando que as atividades do módulo II da primeira unidade já foram iniciadas e o prazo para entrega é até o dia 02/08.
Bons estudos!
Erick e Wanessa

15 comentários:

  1. NOME DO CURSO: GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA
    NOME DO ALUNO: SUÊNIA CORDEIRO DE SOUSA
    E-MAIL:sueniacordeiro@hotmail.com
    TELEFONE: (087) 9622-4404
    MÓDULO E UNIDADE DA ATIVIDADE: MÓDULO II UNIDADE I

    COMENTÁRIO DA AFIRMAÇÃO: Como foi escrito de forma sucinta a diferença entre homens e mulheres esta no fato da cultura e não na anatomia que apenas os caracterizam como homens e mulheres. Sendo estes capazes de realizar qualquer tipo de atividade sem nenhuma diferença.

    ATIVIDADE 1
    • Principalmente no convívio escolar uma forma de não estabelecer essas diferenças é trabalhar a questão de que não existem brincadeiras para meninas e meninos;
    • Em Belo Jardim foi promovido um festival de esporte educacional com a participação de cerca de 400 crianças e adolescentes. Várias escolas participaram mais foi uma escola da zona rural que quando li a noticia me chamou mais atenção, pois essa escola trouxe uma novidade: o “handefutsal”, mistura de dois esportes que estimula a solidariedade e o respeito entre os meninos e meninas.








    • Outros jogos que fazem com que meninos e meninas brinquem juntos sem nenhuma discriminação é: bola do reino, adoleta, voleibol, amarelinha, etc.

    ATIVIDADE 2
    A) O papel do homem seria de trabalhar fora e dar conforto a sua família atravez do trabalho e da mulher seria cuidar do lar, lavando, passando roupa e fazendo comida.
    B) Algumas mulheres se dividem em suas tarefas domésticas, para que possam terminá-las mais rapidamente.

    ATIVIDADE 3
    No texto descrito acima é ao homem que julgam serem os melhores, mais são as mulheres as quais detêm todo o poder para o faze-lo. Ao contrário da nossa realidade as mulheres em nossa sociedade trabalham mais que os homens, porém o salário é totalmente inferior ao dos homens, isso quando não são descriminadas por eles, sendo tachadas de que lugar de mulher é em casa na beira de um fogão. È por isso acredito que nós mulheres superamos qualquer coisa e quando queremos algo vamos realmente à luta ao contrário de muitos homens que no primeiro obstáculo desistem.

    ATIVIADE 4
    • Acredito que até então não tive nenhum problema relacionado a algum tipo de preconceito, mais se o tivesse seria atravez do diálogo que iria resolvê-lo.
    • No campo trabalho está relacionado ao salário que o da mulher é bem inferior ao do homem enquanto a carga de trabalho é igual se não maior. Ao contrário de que dizem as mulheres estão se dando muito bem e mostrando como é que se faz no campo da política, somos muito mais dinâmicas e competentes, damos muito mais valor ao cargo ao qual ocupamos sendo honestas e trabalhando com dignidade por um país muito mais justo.

    • Nesse módulo podemos ler e debater questões que até então era do nosso dia-a-dia, mais víamos como problemas sem solução, acredito que o diálogo, o poder da palavra e da verdade pode fazer com que as pessoas possam ver e acreditar que temos juntos que lutar por uma sociedade mais justa sem preconceito e sem distinção de sexo fazendo sempre o melhor pro nosso país e não pra cada um de nós. Homens e mulheres o que diferencia um do outro é apenas o sistema reprodutor, mais ambos tem a mesma capacidade e juntos podem criar e fazer uma sociedade melhor, podendo assim viver com dignidade e felizes.

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  2. NOME DO CURSO: GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA
    NOME DO ALUNO: MARIA DE FÁTIMA RIBEIRO MARQUES VALENTIM
    E-mail: fatimaribeirovalentim@hotmail.com
    TELEFONE: (87) 96043340
    MÓDULO: 2 UNIDADE DA ATIVIDADE: I

    Nós entendemos que não existe um conteúdo universal para os papéis de gêneros, homens e mulheres fazem-se de acordo com o meio em que vivem. Cada ser humano é o que é conforme sua personalidade, cultura e atitude.
    Na família os pais devem ter conversas abertas com os filhos, orientandos-os a serem contra o preconceito e todos os tipos de discriminação, respeitarem para serem respeitados. Devem também ter atitudes coerentes para viverem numa sociedade com humildade e compreensão, assim será mais fácil para a escola dar continuidade a esses ensinamentos, propondo ao aluno atividades diversas onde meninos e meninas participarão homogeneamente sem distinção de sexo, por exemplo: jogo de futebol, pega-pega, brincadeira de roda e outros. Como também dinâmicas para introduzir atividades em sala de aula estimulando o convívio de trabalhos em grupos.
    Nós enquanto pais e professores devemos ter sempre a prática de orientação com os filhos e alunos que pais e mães trabalham em prol de um bem estar coletivo. Não existe mais a separação de papeis atribuídos ao pai e à mãe. Que segundo Joan Roughgarden, uma bióloga estadunidense, argumenta que em algumas espécies animais não-humanas, ocorre a existência de mais de dois gêneros, de forma que pode haver múltiplas formas de comportamento disponíveis para organismos de um determinado sexo biológico. Considerando as dinâmicas sociais como as apresentadas pela antropóloga Margaret Mead conclui-se que as diferenças entre gêneros masculinos e femininos são aprendidas socialmente, ou refletidas biologicamente.
    Enquanto Construcionistas sociais argumentam que os papéis de gênero são inteiramente arbitrários, e que a biologia não interfere nos comportamentos sociais.
    Assim a sociologia contemporânea refere-se aos papéis de gênero masculino e feminino como masculinidades e feminilidades, respectivamente no plural ao invés do singular, enfatizando a diversidade tanto dentro das culturas como entre as mesmas.
    Podemos dizer que em nossa realidade estamos conseguindo minimizar o preconceito, pois hoje já não presenciamos cenas desagradáveis como até meados do século xx. Agora é notório a conquista das mulheres no mercado de trabalho, na participação política.
    Uma outra conclusão do estudo é que a maior dificuldade de obtenção de um trabalho remunerado, enfrentadas pela mulheres com filhos, indica que a maternidade é vista, muitas vezes, como um obstáculo pelo mercado de trabalho. O biólogo britânico Richard Dawkins critica o uso da palavra gênero como um sinônimo eufemístico de sexo, pelo fato de que essa palavra foi tomada como empréstimo do conceito de gênero gramatical, que só reflete a divisão entre masculino e feminino em algumas línguas (principalmente as indo-européia), enquanto outras possuem outros tipos de divisão de gêneros totalmente desvinculada do sexo, como, por exemplo, gênero animado e gênero inanimado.
    Contudo gênero refere-se às diferenças entre homens e mulheres. Ainda que gênero seja usado como sinônimo de sexo, nas ciências sociais refere-se às diferenças sociais, conhecidas nas ciências biológicas como papel de gênero. Historicamente, o feminismo posicionou os papéis de gênero como construídos socialmente, independente de qualquer base biológica. Pessoas cuja identidade de gênero difere do gênero designado de acordo com o sexo são normalmente identificadas como transexuais ou transgêneros.


    CD-ROM: Gênero e diversidade na Escola “Módulo 2 Unidade I”
    Roughgarden, Joan "Evolução do Gênero e da Sexualidade", Editora Planta
    Judith Butler “Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade.”, Civilização Brasileira, 2003

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  3. MINHA ATIVIDADE FOI ENVIADA PARA O EMAIL W.MOURA.UNICAP@GMAIL.COM. NÃO CABIA NESTA PÁGINA COMO COMENTARIO.

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  4. Entender a questão de gênero sob a pespectiva de que homens e mulheres não são frutos de suas condições biológicas, anatomicas, mas frutos de uma realidade social ampla, impõem a necessidade de compreednder que o ser humano se constroi num contexto social.Leia-se suas relações familiares, profissionais, culturais, etc.Neste sentido o que determina a formação de uma pessoa não são suas característica biológicas, mas suas experiencias e conhecimentos adquiridos.
    Conclui-se portanto, que pensar a questão de gênero implica a compreensão de que o individuo, seja homem ou mulher, ¨constroi-se¨a partir de suas condições socias culturais e históricas. Condições estas que se modificam, visto que a realidade social não é estática mas dinâmica, esta em costante transformação.

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  5. NOME DO CURSO: GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA
    NOME DO ALUNO: RÚBIA DANIELA RODRIGUES DOS SANTOS
    E-mail: danilerodrigues@hotmail.com.br
    TELEFONE(087)9638-0767
    MÓDULO: 2 UNIDADE DA ATIVIDADE: I

    2 UNIDADE DA ATIVIDADE: I


    1º ATIVIDADE: As diferencias entre os papéis atribuídos a mulheres e homens são vários ,meninos são bagunceiros,meninas são organizadas esses conceitos ,tão comum em nosso dia-a-dia expressam,esteriótipos sobre masculinidade e feminilidade ,que são heranças culturais transmitidas pela sociedade ,família,amigos e escola .Pois e de fundamental importância que a escola rompa esses paradigmas e crie um ambiente em que haja espaço para que todas as diferenças sejam respeitadas .Portanto para que esses direitos sejam aceitos e o professor necessita trabalhar com diversas tarefas : tais como:permitindo que meninos e meninas realizem atividades ,costurar,cozinhar,brincar com bonecas,jogar bola ,peça que meninas carregue umas carteiras e que meninos limpem a sala .Fica claro que trabalhar relações e mostrar que as individualidades existem entre si e que as culturas são diferentes ajuda diminuir as diferenças de gênero .
    EXEMPOLOS DE ATIVIADES ESCOLAR: As brincadeiras são representações da vida
    das crianças ,pois os mesmos dão sentido e se reproduzem durante o desenrolar das brincadeiras :espertes,corrida , dança , bicicleta ,amarelinha .Brincadeira devem contribuir para a diminuição das diferenças.

    2ºATIVIDADE
    (a)
    Que a obrigação do pai seria trabalhar para sustentar a casa e da boa vida a sua família ,e atarefa da mãe era cuidar da casa dos afazeres domésticos .

    (b) que as mulheres sabiam dividir suas tarefas trabalhar em conjunto entre si.

    3ºATIVIADADE: No texto de apoio os homens se julgam serem superiores ,as mulheres tentando transparecer que as mesmas são inúteis com relação aos trabalhos que eles desenvolvem na dança e na pintura,mas são elas que detêm o saber na sociedade e os lucros .Pois em nossa sociedade e diferente as mulheres trabalham mais e ganham baixos salários e ainda sofremos descriminações por parte deles.


    4º ARIVIDADE:
    • Não
    • No mercado de trabalho as diferenças de cargos e salários entre eles geram conflitos pois muitas vezes as mulheres desempenham a mesma carga horária mas pelo fato de ser mulher ganham menos.
    • Os textos foram de fundamental importância para compreensão do assunto que esta sendo trabalhado através deles pude compreender que existe maneiras de se trabalhar as diversidades em sala de alua que existente convívio escolar e no familiar .
    Referencias bibliográficas:CD-ROM: Gênero e diversidade na Escola “Módulo 2 Unidade I” revista nova escola.

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  6. As diferenças sociais entre homens e mulheres são decorrentes da cultura e não das diferenças entre corpos. Desde que nascemos somos educados para conviver em sociedade, essa convivência implica em regras de desigualdades. É necessário debater, refletir e lutar para chegar a iguadade.

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  7. Nome do curso: Genero e diversidade na escola
    Nome do aluno: Eleide Valquiria Soares Silva
    Modulo: II unidade I
    email: valsoare_silva@yahoo.com.br
    tel. 96037163

    Comentario da afirmação

    As diferenças existentes entre homens e mulheres é decorrente de uma sociedade que diferem uma diferença de cultura para cultura. Desde quando nascemos somos acostumados a viver em desigualdade entre homens e mulheres, tanto na nossa educação, quanto na nossa sociedade implicando em divisões de gêneros masculinos e femininos. Por isso é necessario tomarmos consciencia e lutarmos para reflexão e chegarmos a igaldade.

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  8. Olá, tutores!

    As atividades foram enviadas via email GDE.
    Abraço!

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  9. Nome do curso: Gênero e Diversidade na Escola
    Nome do/a aluno/a: Diana Oliveira Gonçalves
    E-mail: diana_goncalves_tabira@hotmail.com
    Telefone: (87) 9994 8214
    Módulo e Unidade da Atividade: Módulo II – Gênero / Unidade I

    • Comentário da afirmação:
    Homens e mulheres são vistos apenas por suas características físicas, e não por suas capacidades. Mulheres que optam por seguir uma profissão dita masculina, além de enfrentar um grande preconceito para ser aceita, ainda se deparam com um salário inferior ao do sexo oposto. Para os homens que escolhem uma profissão da área feminina, são vistos, na maioria das vezes como gays. Um exemplo em que eu presenciei, foi durante o meu curso de Normal Médio. No 1º ano, das 54 pessoas que iniciaram o curso, apenas 9 eram homens; no decorrer do ano, eles foram buscando outras oportunidades de estudo. E restaram apenas dois (2). Estes enfrentaram as piadas dos alunos de outras turmas; na formatura, lá estavam ele no meio das 36 mulheres que terminaram o curso. E a realidade é essa mesma, atualmente são poucos os homens que se interessam pelo magistério, outro curso também é o de enfermagem.
    Por isso precisamos conscientizar nossos jovens para que o futuro seja menos preconceituoso, pois ainda não temos livre arbítrio como uma democracia deveria ser. Cada um deve ter o direito de escolher a profissão que gosta, e não aquela que diz respeito ao seu sexo.

    ATIVIDADE 1:
    Para iniciar, destaco este trecho do texto 3: “ Embora não seja possível intervir de forma imediata nessas aprendizagens no contexto familiar e na comunidade, a escola necessita ter consciência que sua atuação não é neutra.
    Cada vez mais, sinto a necessidade de desenvolver um diálogo mais aberto e propício com meus alunos. Vejo que se eles tiverem a oportunidade de formar seu próprio conceito sobre a questão de gênero, as diferenças serão ainda menores.
    Acredito que o esporte tem muito a contribuir com essa causa. Podemos formar times para um jogo, onde ao invés de colocar homens e mulheres uns contra os outros, juntos por idade é um exemplo de fazê-los interagir. Em sala de aula, os trabalhos em equipe já ajudam a diminuir essa desigualdade.

    ATIVIDADE 2:

    Os papéis mostrados nesses trechos são aqueles em que cada criança já é educada desde cedo. O homem deve trabalhar para sustentar a família, a mulher deve realizar os afazeres domésticos e educar os filhos. Estas crianças já crescem com exemplos dentro de casa, e se tornam nos adultos que temos hoje. Homens machistas e mulheres submissas.

    ATIVIDADE 3:

    Há uma diferença gritante neste contexto, no que se diz respeito ao trabalho, pois estamos acostumados a ver os homens como donos do poder e na garantia de alimentos para a família. Porém mesmo sendo uma cultura diferente, ainda notamos os homens como o centro da sociedade e as mulheres como aquelas em que tem o papel de cuidar da família e da casa.

    ATIVIDADE 4:

    O módulo II foi muito importante em despertar a curiosidade para conhecer melhor a posição da mulher na sociedade hoje e principalmente, antigamente. Pois pude perceber a importância da luta que a mulher enfrenta para conquistar o seu espaço, mostrando que é capaz de mudar sua realidade. Sair de casa para trabalhar, sem ter que deixar sua família de lado.
    Tive mais consciência do preconceito que muitas de nós enfrentam. E foi onde percebi que cada vez mais necessitamos conscientizar nos jovens para que o futuro seja diferente. Pois acredito na mente aberta que muitos deles mostram ter.

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  10. Gênero e Diversidade na Escola
    Aluno: Luiz Carlos Marques Bezerra
    E-mail: lukiamm@hotmail.com
    Telefone: (87) 9922 4743
    Modulo 2 – Unidade 1

    Comentário da afirmação:

    A anatomia de nossos corpos não deve interferir no modo de como agimos na sociedade, essas diferenças são acidentais e não substanciais, é como nos portamos ideologicamente que vai nos diferenciar.

    ATIVIDADE 1:

    De forma simples e sem distinção, tratando as como pessoas que têm opiniões formadas ou até mesmo em construção, analisando seu ponto de vista. Sempre chamamos ao quadro uma menina para escrever, supondo-se que os meninos têm sempre a letra feia, introduzindo que de certa forma uma ideologia discriminatória que já vem de anos em nossa cultura, então são as pequenas coisas que nos não percebemos e praticamos que temos que mudar.

    * A inversão de papeis nas brincadeiras ou nos jogos:

    Porque não na formação das equipes dos jogos uma menina não poderia escolher já que o objetivo de todos é vencer, chamando a responsabilidade para ela, ou chamar um menino para escrever no quadro independente de sua caligrafia.

    ATIVIDADE 2:

    Nossa literatura junto com nossa cultura ainda reflete uma sociedade patriarcal dominadora e preconceituosa com a velha ideologia de que lugar de mulher é na cozinha, e de que o homem é quem deve trabalhar e manter financeiramente a casa, desse modo impondo opressão diante da mulher influenciando diretamente no sentido econômico e psicológico tornando a submissa a suas vontades.

    ATIVIDADE 3:

    Totalmente diferente da nossa realidade em que predomina o modo patriarcal na qual o homem se destaca como o centro da família exercendo autoridade influenciando em quase todas as questões familiares, mas se analisarmos a historia das sociedades observaremos que toda sociedade tem sua cultura definida por varias questões como região, miscigenação, religião, e costumes antigos.

    ATIVIDADE 4:

    *Acredito que a maior dificuldade que enfrentamos hoje é o bullying, em que consiste na discriminação da maioria dos alunos em relação a vários aspectos, como gênero, raça ou até mesmo, religião.

    *O Brasil é campeão em desigualdades. Os homens receberam 68,7% dos rendimentos dos salários no ano de 1998 enquanto as mulheres receberam 31,7%. No campo político exemplos são muitos, na cidade de Tabira interior de Pernambuco, nunca foi eleita uma mulher para o cargo de prefeito. Essa longa dominação provocou exclusão sistemática das mulheres em quase todos os setores da sociedade.

    *Concluo que a função desse módulo é fazer com que a sociedade perceba que não podemos nos submeter à ideologia de opressores e oprimidos, sem termos consciência de que realmente somos e onde estamos inseridos na sociedade. É necessário refletir criticamente sobre nossas idéias e atitudes, na busca de uma sociedade sem distinção, justa e democrática.

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  11. Módulo 2 da atividade 1
    Cabe ao professor: incentivar igualmente meninos e meninas para as práticas esportivas e para as atividades de ciências, matemáticas, arte e músicas. Evitar fazer fila de meninos e fila de meninas ou outras divisões por sexo nas atividades. Estimular igualmente meninos e meninas a brincar de bonecas cozinharem, fazer marcenaria, costurar e realizar todo tipo de trabalho manual. Pois Educar meninos é, em tese, igual a educar meninas, embora seja fundamental levar em conta as diferenças entre indivíduos.

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  12. Módulo 2 da Atividade 2
    A tradição de que papai trabalha para sustentar a casa e mamãe trata do lar, não se justifica mais no mundo moderno, pois separar pelo gênero reforça um cenário de desigualdade. Se homens e mulheres estão juntos em todos os espaços sociais em igualdade de valor e condições.

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  13. Atividade três
    O contexto pode, portanto, modifica fortemente nossas tendências genéticas. Ou isso é construído a parti de uma aprendizagem social, que faz com que determinados comportamentos sejam resultado do meio. Somos como somos pela interação dos fatores biológicos e com os ambientes.

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  14. Atividade 4
    Ao afirma que meninas são mais maduras, melhores em linguagem e mais habilidosas nas tarefas.
    Finalmente hoje se observa uma significativa melhora entre as diferenças salariais.Entretanto, mesmo com o expressivo crescimento da mulher no mercado de trabalho, ainda não foram superados os obstáculos de acesso a cargos de chefia e diferentes salários . EX: Nas fabricas ,ela esta na linha de montagem, no comercio ,esta no balcão no campo, esta na colheita e assim por diante.

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  15. Nome do curso: gênero diversidade na Escola
    Nome da aluna: Adalvani costa leite
    E-mail: Adalvani_fernandes@hotmail.com
    Telefone: 9910-0267
    Módulo e unidade da atividade: módulo 2
    Concluo que e através da educação que deve oferecer a meninos e meninas a mesma possibilidade
    De se desenvolverem de forma que desejarem, independentemente do sexo a que pertence.
    Do ponto de vista que é uma arma poderosa para conquistar a igualdade de direitos entre mulheres e homens na sociedade. E só assim contribuiremos para a construção de uma sociedade menos desigual.
    Referencias bibliográficas: Revista pedagógica a Escola flexível ano 12 novembro 2008/janeiro 2009

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