segunda-feira, 22 de junho de 2009

Atividade I

Com base na leitura do texto:”Educação, diferença, diversidade e
desigualdade” de Sérgio Carrara escreva como o autor defende a
idéia da missão da ESCOLA “como formadora de pessoas
dotadas de espírito crítico e de instrumentos conceituais para se
posicionarem com equilíbrio em um mundo de diferenças e de
infinitas variações”.
Exemplifique com a sua experiência.

23 comentários:

  1. COMO PROFESSORA DE CIENCIAS HUMANAS ESTE É UM TEMA BASTANTE DEBATIDO EM SALA DE AULA, SEMPRE ESTAMOS QUESTIONANDO ESTES CONCEITOS E PRÉ-CONCEITOS ESTABELECIDOS PELA SOCIEDADE, LEMBRANDO QUE ACIMA DE TUDO SOMOS INDIVIDUOS E QUE POR ISSO SOMOS ÚNICOS E DEVEMOS RESPEITAR AS DIFERENÇAS.

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  2. "...a escola precisa estar sempre preparada para apresentar não uma verdade absoluta, mas sim uma reflexão..."
    OS ALUNOS E ALUNAS PRECISAM SER MOTIVADOS/AS A FORMAREM SUAS OPINIÕES. POIS NÃO ADIANTA DIZER-LHES: -NÃO SEJA PRECONCEITUOSO/A, POIS AS PESSOAS SÃO DIFERENTES MESMO!
    ELES/ELAS NÃO QUEREM APENAS OUVIR, QUEREM SABER O PORQUE, E COMO EDUCADORA, ATRAVÉS DO DIÁLOGO, PROPONHO QUE ELES/ELAS BUSQUEM MAIS E DIFERENTES INFORMAÇÕES, E ASSIM FORMEM SEU CONCEITO SOBRE A DIVERSIDADE.

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  3. A ESCOLA É UM ESPAÇO ESSENCIAL PARA REORGANIZAÇÃO DE CONCEPÇÕES DE INDIVIDUOS. É NELA QUE PROMOVEMOS ENQUANTO EDUCADORES NOVA POSTURA DE COMPORTAMENTOS EQUILIBRADOS DE RESPEITO E VALORIZAÇÃO NA DIVERSIDADE. NESSE ESPAÇO SISTEMATIZADOR DE CONHECIMENTOS PERCEBE-SE UMA RICA E DESAFIADORA VARIAÇÃO DOS COMPONENTES NECESSARIOS A UM FAZER PEDAGOGICO SIGNIFICATIVO E DE PREPARAÇÃO DO INDIVIDUO COM ATITUDES CIDADÃS.

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  4. Maria de Fátima Ribeiro

    É sem dúvida uma grande terefa para a escola conscientizar o nosso aluno das diferenças sociais, promovendo situações de esclarecimento onde as novas gerações aprendam a entender e respeitar os valores e as pessoas como seres capazes de conviver em uma sociedade missigenada e valorizada por todos.

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  5. Bom como trabalho a pouco tempo em sala de aula e meu trabalho é com crianças, é fundamental que edesde cedo elas tenham uma formaçao para a vida, ou seja qu apredam a conviver com as diferenças, independentemente do sexo, classe social ou da religião.Respeitando e valorizando o modo de ser, de pensar e de agir de cada um, vivendo em harmonia com a sociedade.

    Geneíres Márcia

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  6. Muito pertinente a discussão que Sérgio Carrara abre com o texto publicado, porque trata de uma questão ampla e repleta de muita responsabilidade social: o respeito a diversidade e, principalmente, de saber ver o mundo de forma heterogênea e não homogênea. Essa é nossa responsabilidade, enquanto educadores.
    Discutir as questões e sensibilizar os cidadãos, é nossa missão. Termos a consciência de que podemos fazer a diferença nas discussões, é nosso dever.
    Destaco no texto um trecho muito significativo:

    "(...) Faz todo o sentido, portanto,
    discuti-las em conjunto, pois aquele que é considerado como cidadão, o sujeito político por
    excelência, é homem, branco e heterossexual. Em torno dele constrói-se todo um universo
    de diferenças desvalorizadas, de subcidadãos e subcidadãs ."

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  7. Muito pertinente a discussão que Sérgio Carrara abre com o texto publicado, porque trata de uma questão ampla e repleta de muita responsabilidade social: o respeito a diversidade e, principalmente, de saber ver o mundo de forma heterogênea e não homogênea. Essa é nossa responsabilidade, enquanto educadores.
    Discutir as questões e sensibilizar os cidadãos, é nossa missão. Termos a consciência de que podemos fazer a diferença nas discussões, é nosso dever.

    Destaco no texto um trecho muito significativo:

    "(...) Faz todo o sentido, portanto, discuti-las em conjunto, pois aquele que é considerado como cidadão, o sujeito político por excelência, é homem, branco e heterossexual. Em torno dele constrói-se todo um universo de diferenças desvalorizadas, de subcidadãos e subcidadãs.”

    Somos, sem dúvida, a ponte da formação e conscientização dos indivíduos que interagem socialmente e, assim, podemos promover a inclusão social, promovendo o respeito e, antes de tudo, sistematizando e sensibilizando a temática diante do ser com quem convivemos.
    Assim, diz Carrara no texto:

    (...) “Pessoas que possam refletir sobre o acesso de todos/as à cidadania e compreender que, dentro dos limites da ética e dos direitos humanos, as diferenças devem ser respeitadas e promovidas e não utilizadas como critérios de exclusão social e política.”

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  8. A escola tem um papel importante com relação a estes temas e o professor enquanto formador de opiniões deve estar preparado para conduzir o debate, questionando e refletindo sobre as diversas formas de promover a igualdade entre indivíduos.

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  9. A ESCOLA POR SER UMA INSTITUIÇÃO QUE TRABALHA COM IDEOLOGIA FAZ-SE NECESSÁRIO IR ALÉM DO DISCURSO DE QUE DEVEMOS SER MAIS TOLERANTE. POIS VALE LEMBRAR QUE ENQUANTO SERES HUMANOS O QUE TEMOS EM COMUM É QUE PENSAMOS DIFERENTE.
    POR ISSO PRECISAMOS NOS POSICIONARMOS COMO DEFENSORES DA SOCIEDADE E ATUAR FAZENDO A SUA DIFERENÇA.
    COMECE PERGUNTANDO. O QUE VOCÊ FEZ HOJE QUE CONTRIBUIU PARA O BEM ESTAR DE ALGUÉM? E DEIXE QUE CADA UM ABRA MÃO DO SEU PRECONCEITO POR MEIO DE LEITURAS REFLEXIVAS.
    VANDERLANIA OLIVEIRA

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  10. donatilabrito@hotmail.com Diz:

    A escola tem uma função social muito importante: formar cidadãos para a vida; consequentemente trabalhar todas as questões da sociedade, pois estas refletem o comportamento do aluno, gerando momentos conflitantes; diante disso, a escola tem que sensibilizar, refletir e questionar as várias formas de promover igualdade entre os indivíduos, ou seja, " respeitar a igualdade de direitos".

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  13. A ESCOLA É RESPONSÁVEL POR FORMAR CIDADÃOS E CIDADÃS CONSCIENTES DE SEU PAPEL NA SOCIEDADE. POR ISSO TAMBÉM É SEU PAPEL INCENTIVARA REFLETIR MELHOR SOBRE AS DIFERENÇAS QUE EXISTEM EM SEU MEIO, RESPEITANDO-AS E FORMANDO SEU PRÓPRIO CONCEITO. COMO PROFESOR DE HISTÓRIA, VIVENCIO TODOS OS DIAS EM SALA DE AULA A HISTÓRIA DA HUMANIDADE, ASSIM CONSIGO QUE MEUS ALUNOS/ALUNAS PERCEBAM QUE AS DIFERENÇAS JÁ EXISTIAM EM OUTROS TEMPOS, E QUE É POSSÍVEL, COM O CONHECIMENTO QUE TEMOS HOJE, MAIS AMPLO QUE ANTIGAMENTE, CONVIVER E RESPEITAR AS DIFERENÇAS DE CADA UM.

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  14. A ESCOLA É RESPONSÁVEL POR FORMAR CIDADÃOS E CIDADÃS CONSCIENTES DE SEU PAPEL NA SOCIEDADE. POR ISSO TAMBÉM É SEU PAPEL INCENTIVARA REFLETIR MELHOR SOBRE AS DIFERENÇAS QUE EXISTEM EM SEU MEIO, RESPEITANDO-AS E FORMANDO SEU PRÓPRIO CONCEITO. COMO PROFESOR DE HISTÓRIA, VIVENCIO TODOS OS DIAS EM SALA DE AULA A HISTÓRIA DA HUMANIDADE, ASSIM CONSIGO QUE MEUS ALUNOS/ALUNAS PERCEBAM QUE AS DIFERENÇAS JÁ EXISTIAM EM OUTROS TEMPOS, E QUE É POSSÍVEL, COM O CONHECIMENTO QUE TEMOS HOJE, MAIS AMPLO QUE ANTIGAMENTE, CONVIVER E RESPEITAR AS DIFERENÇAS DE CADA UM.

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  15. A escola tem um papel crucial no desenvolvimento dos estudantes no aspecto psíquico, pois é nesse âmbito escolar que os mesmos aprendem a ter decisões críticas em relação a vários temas abordados pelo professor na sala de aula. Por isso, quando questionamos alguns temas ligados a diferencia e diversidade dos seres humanos,propomos um debate em que os estudantes reconheçam e respeitem essa diversidade, construam um posicionamento humanizado através de ações sistemáticas igualitárias mediante a sociedade.

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  17. A escola é, portanto responsável pelo desenvolvimento interino do aluno (a) no sentido de criar postura crítica e formar cidadãos e cidadãs capazes de compreender como se deu a formação étnica do povo brasileiro, acompanhado de um processo multicultural que diversificou nossa sociedade no contexto racial, como também adotou postura flexível, quando se trata da questão sexualidade e política. A escola deve está bastante consciente das raízes sócias e culturais da nossa sociedade.

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  18. Atividade 1
    Desenvolver uma postura crítica em relação aos processos de naturalização e diferenças. A escola precisa estar sempre preparada para apresentar uma verdade absoluta, mas sim uma reflexão que possibilite aos alunos (as) compreenderem as implicações éticas e políticas de diferentes posições sobre o tema e construírem sua própria opinião nesse debate.
    EX.: Em um cursinho preparatório, a dona do curso ofereceu a sua secretária uma vaga para ela participar do mesmo nos dias em que não estivesse trabalhando.Em uma determinada ocasião a professora sentiu a necessidade de tirar umas cópias. Como não podia sair da sala, pensou em pedir a um aluno que fosse tirá-las no local determinado. sabendo que a secretária estava fazendo o curso por meio de uma cortesia, não hesitou em pedir para a mesma fazer o mandado. E disse: Fulano, vá em tal lugar tire tantas cópias e anotou num papel a quantidade desejada.Quando a aluna voltou, a professora começou a distribuir as cópias. Quando percebeu que não daria para todos os alunos, olhou para a aluna e disse que ela era a culpada pelo fato das cópias não terem dado para todos.A aluna olhou para a turma e falou: eu tirei a quantidade que estava indicada no papel.A aluna deixou de participar do curso, pois sentiu-se constrangida com a situação discriminatória.

    Atividade 2

    Acreditamos que o preconceito está arraigado no interior de cada um.Podemos até nos chocarmos com situações em que vemos a discriminação acontecer,mas no momento não fazemos uma auto-avaliação."Será que não passamos por uma situação em que também empregamos estes preconceitos em situações diária?" Ao nosso ver é necessário muito, muito tempo para fazer com que se adote medidas capazes de apoiar professores e escolas a se tornarem agentes de mudanças sociais, ao assegurar um espaço de aprendizado que respeite a diversidade.

    Atividade 3

    Uma educação acolhedora, inclusiva e que assegure a todos e a todas o direito de aprende. O desempenho escolar do aluno é afetado quando não se sente acolhido no ambiente escolar. Então necessitamos de um trabalho voltado para as atividades diversificadas onde "todos" possam mostrar seu potencial.Mostrando seu "potencial" é mais fácil de acreditar. Acreditando, passa-se a ouvir. Então poderíamos trabalhar em equipe e todos seriam respeitados.
    10 de Julho de 2009 07:16
    Grupo: Juliana e Maria do Céu
    email:julianameneses.pe@hotmail.com
    ceu_cordeiro@hotmail.com
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  19. Atividade 1
    A escola, está ciente do seu papel como formador de alunos conscientes e aptos para viver em uma sociedade sem discrimanação, portando a mesma percebe essa neceesita de mudar alguns tipos de preconceitos que ainda percistem atualmente, formar aluno hoje não se limita a apenas trabalhar de forma conteudista, mais criticamente bém como verificar se ainda perciste o lado preconceituoso do aluno, pois sabemos que isso é algo histórico e nós educadores temos a obrigação de mudar esse quadro, só assim estaremos participando de uma sociedade mais justa e igualitária.

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  20. O texto de Sérgio Carrara abre uma discussão muito importante, trazendo uma responsabilidade singular em quanto educador. Responsabilidade essa que a escola carrega a cada dia, pois nos deparamos a todo instante com a diversidade.
    A responsabilidade da escola é formar cidadãos conscientes e ativos de suas ações na sociedade.
    Devemos estar atentos as mudanças ocorridas, como o autor destrincha no texto.
    “As sociedades também estão em fluxo continuo, produzindo a cada dia novas idéias, novos estilos, novas entidades, novos valores e novas práticas sociais”.
    E é partindo das novidades que devemos ampliar o espaço para o diálogo, debates, etc., pois só assim chegaremos num nível satisfatório no convívio social.

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  21. “A escola em sua missão de formadora de pessoas dotadas de espírito critico e de instrumentos conceituais para se posicionarem com o equilíbrio em um mundo de diferenças e infinitas variações. Pessoas que possam refletir sobre o acesso de todos (as) à cidadania e compreender que dentro dos limites da ética e dos direitos humanos, as diferenças devem ser respeitadas e promovidas e não utilizadas como critérios de exclusão social e política.”
    Para o desenvolvimento de tal missão, a escola conta com profissionais, principalmente professores, que busquem em sua pratica discutir e sensibilizar as pessoas quanto ao respeito à diversidade, aprendendo a valorizar as diferenças que cada um trás.

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  22. A escola é um campo educacional que propicia ao aluno atividades que ampliam seu conhecimento crítico diante das diferenças existentes na sociedade.Cabe ao professor direcionar ações educativas para melhor abrangência do tema em estudo.A comunidade também é responsável por uma parcela de contribuição na formação do conhecimento do aluno.

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  23. ATIVIDADE 1

    A Escola como formadora de pessoas, torna-se ainda mais responsável no tocante a educação.
    Como tal é preciso levar em consideração o desenvolvimento da sensibilidade em relação aos educandos para melhor compreender a complexidade das relaçõe estabelecidas frente a realidade escolar.
    O papel do educador nesse processo é de fundamental importância, e muitas vezes pecamos por acharmos que todos são iguais. Não é verdade a escola é composta por pessoas diferentes que estão sempre se confrontando. Portanto, precisamos nos posicionar de forma equilibrada para conviver com as diferenças e as infinitas variações.
    A exemplo temos a falta de respeito que há entre os proprios colegas de trabalho.
    ¨Aceitar passivamente como um cordeirinho a opinião dos outros não é participar de um grupo.É fundamental que o educador tenha clareza dos objetivos papeis e das funcões que estruturam o grupo do qual ele faz parte.¨
    (Regina Pedroza, in profuncionário, modulo 4,63).
    Desa forma devemos manter o equilibrio emocional sem perder a razão.

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