O texto aponta na direção da construção de uma proposta
educativa voltada para a reflexão sobre comportamentos,
sobre como superar os preconceitos e situações de
discriminação, na qual seja necessário apostar no aspecto
positivo da riqueza e dos ganhos para toda a sociedade
quando se convive com a diversidade.
Nesta atividade você poderá elaborar uma proposta de aula com o
desafio de:
a) aprender a escutar;
b) aprender a formular argumentos;
c) aprender a avaliar argumentos e situações;
d) aprender a trabalhar em equipe.
quinta-feira, 25 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
UMA BOA PROPOSTA DE TRABALHO DAR-SE-IA PELA EXPOSIÇÃO DE ELEMENTOS CULTURAIS QUE FAZEM PARTE DO NOSSO DIA-A-DIA (MÚSICA, POEMAS)E CONDUZIRIA OS ALUNOS A SE QUESTIONAREM E RECONHECEREM AS DIVERSAS CULTURAS QUE COMPOÊM A NOSSA SOCIEDADE;EM SEGUIDA REALIZARIA UMA MESA REDONDA ONDE ELES DEVERIAM ARGUMENTAR A IMPORTANCIA DE CADA ETNIA PARA A FORMAÇÃO DA MESMA.PARA FINALIZAR ORIENTARIA A ELABORAÇÃO DE MURAL ONDE DEMONSTRARIAM O RESULTADO DESTA MISCIGENAÇÃO MARAVILHOSA QUE É A NAÇÃO BRASILEIRA.
ResponderExcluirUMA PROPOSTA DE AULA A PROMOVER NOVA POSTURA DO INDIVIDUO COM COMPORTAMENTOS CULTURALMENTE IMPREGNADOS AO SEU MODO DE VER O MUNDO É UM TANTO DESAFIADOR PARA O EDUCADOR, QUE DEVE PRIORIZAR UM FAZER PEDAGÓGICO VOLTADO A SENSIBILIZAR O ALUNO COM REFLEXÕES DO TIPO:
ResponderExcluir1. RECONHECER-SE COMO INDIVIDUO CAPAZ DE CONSTRUIR NOVAS VISÕES ACERCA DE IDÉIAS, VALORES, PRECONCEITOS;
2. ENTENDER A RELAÇÃO DE DIFERENÇA EM SOCIEDADE;
3. APRENDER A RESPEITAR O DIFERENTE NO OUTRO;
4. VALORIZAR A INDIVIDUALIDADE DO SER.
PROMOVENDO ASSSIM SITUAÇÕES REFLEXIVAS NO ÂMBITO ESCOLAR VOLTADAS A TRABALHAR SISTEMATICAMENTE A DIVERSIDADE CONTEXTUALIZADA A VALORES E CULTURAIS DA SOCIEDADE.
Uma proposta seria a construção de uma visão que questione a importância que tenha a sua valorização comportamental que culturalmente seja resultado de uma miscigenação pedagogica.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirConvide os alunos para a construção de um quadro com imagens de jornais e revistas que mostrem as desigualdades e os contrastes brasileiros.
ResponderExcluirCom base nas discussões, professor(a), construa um texto coletivamente sobre preconceitos e situação de discriminação. Em seguida numa roda de conversa, estimule a troca de opiniões. Peça que cada um desenhe uma camiseta e escreva de forma criativa uma proposta: COMO POSSO CONTRIBUIR PARA SUPERAR O RACISMO E O PRECONCEITO PRESENTES NA SOCIEDADE BRASILEIRA?Posteriormente, proponha aos alunos entrevistar negros, pardos, indígenas e mulheres que relatem suas experiências envolvendo preconceito e discriminação.
Tema: Nossa diferença é nosso brilho!
ResponderExcluirObjetivo Geral:
Compreender a importância de ouvir, formular argumentos, avaliar e respeitar opiniões no trabalho em equipe.
Objetivos Específicos:
• Ouvir a ponto de vista do indivíduo com quem interage;
• Opinar sobre o tema, respeitando a opinião do outro;
• Respeitar o diálogo no debate;
• Saber trabalhar em equipe, organizando as idéias, tornando um coletivo;
Metodologia:
• Exposição de temática sobre “Diversidade”;
• Debate, cada aluno expondo seu ponto de vista e registro das idéias por um relator do grupo.
• Socialização da discussão das idéias abordadas no debate.
• Construção de texto coletivo, contemplando as idéias discutidas no debate.
Maria de Fátima disse...
ResponderExcluirA nossa preocupação como educador é sempre fazer o melhor para o mundo. Portanto vivemos com a eterna prática de consientização conta o preconceito. Como fazer isso:
*Promovendo palestras envolvendo comunidade e escola;
* Fazendo dinâmicas para realizar trabalhos em equipes, debatendo as diferenças e mostrando a importância de valorizar e respeitar os seres humanos com iguadade.
donatilabrito@hotmail.com Diz:
ResponderExcluirSensibilizar o aluno para que ele se sinta parte integrante do contexto social capaz de modificar-se continuadamente por meio de discussão coletiva, mesa redonda, entrevista, sistematização do que foi discutido, bem como desenvolver a competência de trabalhar em equipe.
A proposta dar-se-ia por:
ResponderExcluirObjetivo geral
*Desenvolver o hábito de saber ouvir, argumentar e trabalhar coletivamente.
Situação Didática
*Apresentação do tema Diversidade:
*Discussão coletiva:
*Contribuições por meio de opiniões individuais;
*Entrevistas;
*Fundamentação teórica do tema em estudo;
*Sistematização por meio de enquete, utilizando-se de vários instrumentos avaliativos.
PLANO DE AULA:
ResponderExcluirTEMA:FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO
OBJETIVOS:DE ACORDO COM O PCN DE HISTÓRIA ESTE PALNO DE AULA TEM O OBJETIVO DE LEVAR O ALUNO A RECONHEÇER SEMELHANÇAS E DIFRENÇAS NO MODO DE VIDA SEU TEMPO E DE OUTROS TEMPO;
• INDENTIFICAR AS DESCOBERTAS ARQUEOLOGICAS E COMPREENDER AS RELEVÂNCIAS DAS MESMAS PARA COMPREESÃO DA SOCIEDADE DO PASSADADO.
• UTILIZAR PROCEDIMENTOS DE PESQUISA APRENDENDO A VER DIFERENTES DOCUMENTOS ESCRITOS
CONTEÚDOS:
• POVOS ÍNDIGENAS QUE VIERAM NO TERRITÓTIO QUE VIRIA A SE CHAMAR BRASIL.
PROCEDIMNETOS:
• ESPLICAÇÃO SOBRE POVOS ÍNDIGENOS, VALORES ,COSTUMES E VESTUÁRIOS,EM SEGUIDA PASSAR UM VÍDEO RELATIVO A VIDA DOS ÍNDIOS NO COMEÇO DA CIVILIZAÇÃO,APÓS O VÍDEO O PROFESSOR PEDIRÁ PARA QUE OS ALUNOS RELATEM SOBRE O MODO DE VIDA DOS ÍNDIOS ,SUA COMUNIDADE ,SEUS COSTUMES E SUAS CRENÇAS.
AVALIAÇÃO:
• NA FORMA INTERATIVA PRODUÇÃO E DISCUSSÃO DOS ASSUNTOS ,RECONHECER ALGUMAS SEMEHLANÇAS QUE A LOCALIDADE ESTABELECE.
CONDUZIR O EDUCANDO A REFLETIR SOBRE SEU COMPORTAMENTO REFERENTE AS DIFERENÇAS EM SALA DE AULA NÃO É UMA TAREFA FÁCIL, MAS QUE DEVE SER TRABALHADA DIARIAMENTE. O EDUCADOR PODE SUGERIR TEMAS DIVERSOS, E PROMOVER UM DEBATE EM SALA DE AULA, COLHENDO TODAS AS INFORMAÇÕES PARA USÁ-LA COMO CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO NO FINAL. ATRAVÉS DO TRABALHO EM EQUIPE, O/A ALUNO/A DEVE PERCEBER AS VÁRIAS OPINIÕES QUE IRÁ OUVIR DENTRO DO SEU GRUPO E SABER QUE DEVE RESPEITÁ-LAS; O GRUPO DEVE ACHAR UMA MANEIRA DE ENTRAR NUM CONSENSO PARA APRESENTAR A OPINIÃO COLETIVA. O TRABALHO DEVE SER AVALIADO DE ACORDO COM O PRÉ-CONCEITO INICIAL QUE CADA ALUNO/A APRESENTOU COMPARANDO-O COM O CONCEITO FINAL, APÓS O TRABALHO EM GRUPO.
ResponderExcluirUMA PROPOSTA SERIA APRESENTAR AOS ALUNOS/AS VÁRIAS INFORMAÇÕES SOBRE DIVERSAS CULTURAS. DIVIDIR A TURMA EM GRUPOS, DE ACORDO COM O NÚMERO DE INFORMAÇÕES APRESENTADAS, CADA GRUPO DEVERÁ EXPRESSAR SUA OPINIÃO SOBRE A INFORMAÇÃO QUE RECEBEU E APRSENTAR AOS DEMAIS GRUPOS. FORA DA SALA DE AULA, CADA GRUPO BUSCARÁ MAIS INFORMAÇÕES PARA APRESENTAR. O EDUCADOR, JÁ EM OUTRO MOMENTO, APRESENTA SITUÇÕES DISCRIMINATÓRIAS RELACIONADAS COM AS CULTURAS INICIAIS, E CADA GRUPO VAI ARGUMENTAR SEU PONTO DE VISTA SOBRE A SITUAÇÃO, PARA QUE TODOS TENHAM COMO ESCOLHER TAMBÉM UM “LADO”, PARA CADA SITUAÇÃO APRESENTADA, HAVERÁ UM GRUPO QUE DISCRIMINA E OUTRO QUE COMBATE A DISCRIMINAÇÃO. PARA CONCLUIR, UMA RODA DE CONVERSA SERÁ ABERTA PARA QUE TODOS/AS AVALIEM A AULA E AS INFORMAÇÕES APRESENTADAS.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirsuênia Cordeiro disse...
ResponderExcluirATIVIDADE SOBRE GÊNERO E DIVERSIDADE
1- Começo esse relatório com algumas questões:
* Afinal, qual a função da escola?
* Ampliar a visão de mundo?
* Para ascender cultural e socialmente?
* Para refletir sobre as identidades culturais que possuímos e/ou assumimos nos grupos em que convivemos?
Para que conhecer tudo isso?
Decidir qual informação básica para viver no mundo moderno é hoje uma obrigação para os que acreditam que a educação é um poderoso instrumento para combater e impedir a exclusão e dar aos educandos, de todas as idades possibilidades de superação dos obstáculos que tendem a mantê-los analfabetos em vários níveis. O presente estado de coisas somente será modificado com uma corajosa ação de renovação curricular incluindo programas e metodologias adequadas as atuais questões sociais. A expressão “Educação para todos”, que para muitos resume essa postura, além de levar experiências prévias, exige também seleção de tópicos que tenham significado para os cidadãos e possam servir de base e orientação para suas decisões pessoais e sociais, principalmente as que envolvem questões éticas.
Diante desse contexto entendo que para tomar decisões o aluno precisa ser colocado diante de situações e problemas enfrentados pela sociedade com o propósito de despertar a reflexão para aspectos com valores e atitudes.
2-O ser humano é um ser social, ele se organiza em sociedade, comunica-se intensamente, ele tornou possível a transmissão de conhecimentos de uma geração para outra e não há de fato nenhum critério científico para afirmar que uma população humana é intelectual ou fisicamente superior a outra. No entanto quaisquer formas de preconceito ou discriminação causam sofrimento e devem ser banidas. Só com a convivência pacífica e a tolerância das diferenças entre as pessoas, grupos, religiões e nações é que poderemos promover um mundo melhor, em que todos os indivíduos tenham garantidos os mesmos direitos e o acesso ao pleno exercício da cidadania.
Então não podemos deixar que o etnocentrismo que consiste em julgar e o estereotipo que consiste na generalização e atribuição de valores tornarem-se aptos e funcionarem como carimbos que alimenta o preconceito e prejudica quem o sofre, mas também quem o exerce. Seres humanos de qualquer religião, raça e cor devem ser olhados e se olharem com respeito.
3- Em uma proposta de aula visando à reflexão sobre comportamentos sobre como superar preconceitos deve ter os seguintes itens, segundo minha visão:
* Desenvolver a observação a análise e a reflexão; incentivar o uso dos sentidos e tirar conclusões baseadas em evidências;
*Valorizar a vida em todos as suas formas e manifestações compreendendo que o ser humano é parte integrante e pode transformar o meio em que vive;
* Valorizar, respeitar e aprimorar os conhecimentos que já possuem, adquiridos em experiências cotidianos, confrontando-os com situações que visam melhor aprendizagem;
* Desenvolver habilidades de observação, pesquisa, proposição de questões, formulação de hipóteses e conclusões.
*Valorizar o trabalho em grupo e a capacidade de ações críticas e cooperativa contribuindo para a formação cidadã.
PLANO DE AULA
ResponderExcluirTEMA: PRECONCEITO RACIAL
CONTEÚDO: O NEGRO NA COLONIZAÇÃO E ATUALMENTE.
OBJETIVO: Conhecer a cultura dos negros diante de suas tradições e valores morais através da sensibilização na construção de cidadão humano e reflexivo.
SEQUENCIA DIDÁTICA:
*Leitura Deleite do livro: O menino que tinha rabo de cachorro (autor: Veneza Mauricio)
*Diagnóstico prévio
*Exposição de cartazes com desenhos
*Conversação sobre o conteúdo vivenciado
*Divisão da turma em lado A e B
*Atividade: Cada grupo elaborará um pequeno comentário sobre a atuação do negro na sociedade atual.
*Socialização dos grupos
AVALIAÇÃO: Faz-se-á mediante o posicionamento dos alunos diante do conteúdo abordado e atividade desenvolvida.
O combate a todas as formas de preconceitos deve ser prioridade desde os primeiros anos da educação infantil.
ResponderExcluirO sucesso escolar esta ligado a uma boa formação. E esse sucesso depende muito da relação que a criança tem com a escola.
No Brasil, as estatísticas refletem essa realidade: os negros são 45,5% da população, mas têm nível de escolaridade menor que os brancos. Pesquisadores que estudam as relações raciais na escola afirmam que o tratamento diferenciado dentro da sala de aula é um dos fatores que contribuem para o baixo rendimento das crianças negras.
Proposta educativa
• Dinâmica: como eu sou?(disponibilizar revistas para que as crianças, através de pesquisas de figuras, montem seu auto-retrato);
• Roda de conversa para debater sobre as diferenças;
• Contação de historia com o apoio de bonecos brancos, negros, com cabelos de vários tamanhos, texturas e cor.
• Interpretação da historia através de massinha de modelar;
• Criação de um “álbum da diversidade, com desenhos e colagens de fotos e gravuras com pessoas de todos os jeitos e gêneros.
• Montagem da árvore genealógica de cada criança, com o apoio da família, resgatando fotografias de antepassados para que as mesmas descubram sua identidade familiar.
“O acesso a um ambiente que estimula o respeito à diversidade ajuda a formar jovens mais respeitadores, mais educados e mais preocupados com a coletividade.”
CONTEÚDO: O legado africano.
ResponderExcluirOBJETIVO: Discutir sobre a diversidade étnica e cultural da sociedade brasileira, destacando a importância da cultura africana para nossa sociedade.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA:
- Seminário
- Trabalho em grupo (pesquisa)
Destacando:
•Dança
•Instrumentos musicais
•Culinária
•Vocabulário
•Religião
A Escola deve está pronta para trabalhar dentro de processo político sócio-educativo,onde o aluno(a)possa desenvolver um senso crítico e analítico, para que venha favorecer a sua compreensão no que se refere ao respeito as diferenças, diversidade, desigualdade e entender o que é realmente o exercício pleno da cidadania.
ResponderExcluirPROPOSTA:
- Envolver Escola e Comunidade no processo.
- Promover foruns de discussão junto a Comunidade.
- Desnvolver projetos envolvendo escola e comunidade.
- Formar parcerias com a sociedade civil e privada.
" Onde quer que haja mulheres e homens há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender." (Paulo Freire)
aleidemargarete@gmail.com
Tema: Pluralidade Cultural
ResponderExcluirObjetivo Geral:
• Valorizar as características étnicas e culturais dos diferentes grupos sócias que convivem no território nacional;
Objetivos específicos:
• Conhecer e valorizar o repertorio de diferentes culturas do nosso país;
• Respeitar a diversidade cultural, proporcionando ao educando a construção de suas propostas e opiniões.
Metodologia:
• Debates para cada aluno expor suas opiniões sobre o tema abordado;
• Estudo da música FESTA de Ivete Sangalo retratando o temo;
• Pesquisas em internet;
• Trabalhos em grupos com recortes e colagens;
• Realização de atividades escritas.
Avaliação:
• Será processual e continua na observação das atividades realizadas em sala de aula e na participação oral e escritas.
Plano de Aula
ResponderExcluirconteúdo:etnia e valores de povo
Objetivo:valorizar culturas das etnias como foco educacional primordial no processo de ensino aprendizagem para respeitar costumes e tradições.
Sequencia Didática:
leitura deleite
avaliação diagnostica sobre o conteúdo
sensibilização diante de textos relacionados ao assunto
socialização mediante os textos estudados
atividade:faça um comentário reflexível sobre o conteudo vivenciado
avaliação:acontecerá através de questionários respondidos oralmente,também de registro.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPLANO DE AULA
ResponderExcluirConteúdo: Diversidade na escola
Disciplinas: Conteúdo interdisciplinar que envolve: história, geografia, língua portuguesa e arte.
Objetivo: Promover a escrita do texto “Ninguém é igual a ninguém”, e após debate e avaliar as diversidades citadas, formular e avaliar argumentos e situações trabalhando em grupo.
Situações Didáticas:
• Leitura do livro;
• Questionamento debatendo o tema exposto;
• Levantamento de hipóteses sobre situações apresentadas;
• Formulação de argumentação de argumentação entre a equipe;
• Atividades de produção envolvendo as questões propostas.
PLANO DE AULA
ResponderExcluirCONTEUDO:identidade, diversidade, linguagem oral e desenho artistico;
DISCIPLINA: Historia, lingua Portuguesa e artes;
DURAÇÃO: 4 horas-aulas
OBJETIVO GERAL: reconhecer a diversidade presente em sala de aula e a importancia da convivencia pacifica frente as diferenças, visando a construçaõ de uma postura de tolerância e respeito ao outro.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
•Retratar a própria imagem, ressaltando suas principais características físicas;
•Observar as produções, identificando e analisando as idiossincrasias dos colegas de classe, relacionando tais especificidades à riqueza de valores e experiências que tamanha heterogeneidade pode favorecer ao grupo.
METODOLOGIA:
Debate sobre o tema exposto;
Exposiçoes de retratos de sua propria imagem;
Participaçao ativa dos alunos.
RECURSOS:
Lápis de cor;
Giz de cera;
Folhas de papel sulfite;
Lápis de escrever e borracha;