quinta-feira, 25 de junho de 2009

Atividade 2



Ao trabalhar os conceitos de estereótipo, preconceitos,
etnocentrismo, como você relaciona estes conceitos com a cultura
nordestina no que se refere as seguintes situações sociais:
discriminação com afrodescendentes, cultura indígena, com a
mulher, a criança, o idoso etc.
Relacione os conceitos, estereótipo, preconceitos, etnocentrismo,
com as seguintes expressões do nosso cotidiano: “tudo farinha do
mesmo saco”; “tal pai, tal filho”; “só podia ser mulher”;
“nordestino é preguiçoso”; “serviço de negro”; e uma série de
outras expressões e ditados populares específicos de cada região
do país

24 comentários:

  1. ESTES DITADOS SOCIAIS ESTÃO CARREGADOS DE ESTIGMAS, ESTA É UMA PATOLOGIA SOCIAL QUE NÓS EDUCADORES TEREMOS MUITO TRABALHO PARA SANAR POIS ESTÁ TÃO ENRAIZADA NA NOSSA CULTURA QUE POR VEZES AGIMOS SEM REFLETIR, MAS COMO EDUCADORES DEVEMOS LEVAR JUSTAMENTE O NOSSO ALUNO A SE QUESTIONAR E VER SE REALMENTE ESTES SÃO PENSAMENTOS SEUS OU SE ELE ESTA SE DEIXANDO LEVAR POR ESTES ESTERIOTIPOS PRECONCEITUOSOS E MODIFICAR AS SUAS ATITUDES PARA TRANSFORMA-LO EM UM CIDADÃO.

    ResponderExcluir
  2. DIARIAMENTE OUVIMOS NO REPERTORIO DAS PESSOAS EXPRESSÕES POPULARES MALDOSAS E AGRESSIVAS NUMA REPRODUÇÃO DO SENSO COMUM, EMPREGADA POR INDIVIDUOS PRINCIPALMENTE DE FORMA DESCONTRAÍDA E NA CRENÇA DE QUE SUAS ARGUMENTAÇÕES SÃO VÁLIDAS. CONFUNDE-SE ASSIM O VALOR DO OUTRO EM SUA ESSÊNCIA PARTICULAR DE SER DIFERENTE, POIS O QUE PREDOMINA É A IGNORANCIA DO PRECONCEITO CAMUFLADO EM DITADOS POPULARES.

    ResponderExcluir
  3. è típico no cotidiano nosso ouvirmos essas expressões, no entanto, como formadores de opiniões que somos, temos o dever de dirimir tais preconceitos, buscando sensibilizar os individuos sobre a importância de respeitar o outro, sua diferença, uma vez que convivemos com a diversidade, que é justamente ela que nos traz o colorido e faz a diferença em nossa vida!

    Veronica Sobral - Tabira - PE

    ResponderExcluir
  4. Convivemos diariamente com esses "ditos" populares, a sociedade em si já adotaram em seu cotidiano esses ditos como crenças. Nossa função é tentar diminuir tais agressões verbais, buscando conscientizar os individuos a respeitar o outro e a si próprio.

    ResponderExcluir
  5. A cultura nordestina de adotar os ditados populares, ela é tão familiar que muitos agem e nem pensam ela.Tanto é assim, que é comum as pessoas estranharem quando são confrontadas com outras culturas. O problema é que muitas dessas culturas podem promover práticas que a gente considera desumana.

    ResponderExcluir
  6. MARIA DE FÁTIMA DISSE...
    Na nossa vivencia, ouvimos sempre a discriminação disfarçada através dos ditos populares, que são alimentados conforme os costumes de casa região. Nós educadores devemos ter discernimento para orientar toda a nossa clientela a verem as diferenças com humanidade e respeiro.

    ResponderExcluir
  7. donatilabrito@hotmail.com Diz:

    __Somos culturalmente preconceituosos. Essas expressões citadas são ditas no nosso cotidiano de forma banalizada, agressiva e discriminatória, necessitando, portanto, de um trabalho que viabilize mudanças de comportamento.

    ResponderExcluir
  8. Diuturnamente escutamos expressões populares agressivas e preconceituosas. Como educadora devo ter a postura de sensibilizar, contribuindo para modificar essas atitudes que tanto denigrem a imagem do "povo nordestino".

    ResponderExcluir
  9. Neurologia em foco substituindo Cláudia disse: comentário anterior

    ResponderExcluir
  10. Neurologia em foco diz.....
    Diuturnamente escutamos expressões populares agressivas e preconceituosas. Como educadora devo ter a postura de sensibilizar, contribuindo para modificar essas atitudes que tanto denigrem a imagem do "povo nordestino".

    5 de Julho de 2009 12:09

    ResponderExcluir
  11. Sempre que nos deparamos com as pessoas ouvimos ,ou falamos expressões ,que foram supra citados no texto em estudo ,portanto a escola traz consigo uma necessidade de trabalhar com os alunos projetos que desenvolva a sensibilização para demonstra que muitas vezes essas atitudes causam descriminação.

    ResponderExcluir
  12. Sempre que nos deparamos com as pessoas ouvimos ,ou falamos expressões ,que foram supra citados no texto em estudo ,portanto a escola traz consigo uma necessidade de trabalhar com os alunos projetos que desenvolva a sensibilização para demonstra que muitas vezes essas atitudes causam descriminação.

    ResponderExcluir
  13. COMO EDUCADOR, PERCEBO QUE A EXISTÊNCIA DE EXPRESSÕES COMO ESSAS CITADAS NA QUESTÃO, SÃO USADAS POR AQUELES QUE DESCONHECEM O VALOR DA DIVERSIDADE, NESSES CASOS O MEU PAPEL É INCENTIVÁ-LO A REFLETIR SOBRE O QUE DISSE, MOSTRAR QUE TODOS TEM UMA ORIGEM DIFERENTE, E QUE SE NÃO MUDARMOS O PRECONCEITO, CONTINUAREMOS EM UMA SOCIEDADE QUE APENAS REAGE CONTRA A DIVERSIDADE, MAS QUE DEVERIA CONVIVER RESPEITANDO E VALORIZANDO A DIFERENÇA DE CADA UM.

    ResponderExcluir
  14. COMO EDUCADOR, PERCEBO QUE A EXISTÊNCIA DE EXPRESSÕES COMO ESSAS CITADAS NA QUESTÃO, SÃO USADAS POR AQUELES QUE DESCONHECEM O VALOR DA DIVERSIDADE, NESSES CASOS O MEU PAPEL É INCENTIVÁ-LO A REFLETIR SOBRE O QUE DISSE, MOSTRAR QUE TODOS TEM UMA ORIGEM DIFERENTE, E QUE SE NÃO MUDARMOS O PRECONCEITO, CONTINUAREMOS EM UMA SOCIEDADE QUE APENAS REAGE CONTRA A DIVERSIDADE, MAS QUE DEVERIA CONVIVER RESPEITANDO E VALORIZANDO A DIFERENÇA DE CADA UM.

    ResponderExcluir
  15. ESSAS EXPRESSÕES MOSTRAM A REAÇÃO E A FALTA DE RESPEITO DE MUITOS NO QUE SE REFERE ÀS DIFERENÇAS. DOTADAS DE PRECONCEITOS, ESSAS EXPRESSÕES FAZEM PARTE DE UM COTIDIANO, QUE NÓS COMO EDUCADORAS/ES, PRECISAMOS URGENTEMENTE TRABALHAR PARA MUDAR. LEVAR NOSSOS ALUNOS/AS A REFLETIR SOBRE O QUE PENSAM E DIZEM, PARA QUE PASSEM A CONVIVER E VALORIZAR AS DIFERENÇAS, AFINAL NOSSO PAÍS É FORMADO PELAS DIFERENÇAS.

    ResponderExcluir
  16. ESSAS EXPRESSÕES E DITADOS POPULARES FAZEM PARTE DO REPERTÓRIO DE ALGUMAS PESSSOAS PRECONCEITUOSAS QUE NÃO ENTENDEM A VERDADEIRA FACE DO SER HUMANO, POIS SOMOS DIFERENTES, SOMOS CIDADÃOS QUE NECESSITAM DO RESPEITO E DA DIGNIDADE COMO FONTE FUNDAMENTAL DE CRESCIMENTO PARA A MORAL.
    AO RELACIONARMOS CULTURAS DIFERENTES COM A REALIDADE DO ALUNO, ESTAMOS INFLUENCIANDO O MESMO A SE DESPRENDER DE ALGUNS PARADIGMAS E ESTIGMAS ESTABELECIDOS PELA SOCIEDADE, PORQUE CONHECERÃO NÃO APENAS A HISTÓRIA E CULTURA, MAS ESSE ALUNO CONCLUIRÁ QUE O SER HUMANO E O MUNDO É DIFERENTE, POIS SE AMBOS FOSSEM IGUAIS TORNARIAM-SE MONÔTONOS E SEM VIDA.

    ResponderExcluir
  17. A sociedade brasileira que por séculos caminhou a luz da infeliz opinião eurocêntrica deixa-se ainda hoje olhar as coisas como todo ou como coisa mesmo. Ser negro, nordestino, pobre, mulher, idoso, homossexual e ser rotulado com o mesmo carimbo estereotipado de serem todos igualmente desvalorizados. O choque que foi olhar para o índio nu continua hoje chocando um pequeno grupo que se mantém procurando ouro ao invés de procurar sentimentos.

    ResponderExcluir
  18. O perfil, que nós como educadores exercemos diz muito , sobre se este possui ou não características discriminatórias, bém como se este transporta essas atitudes para os alunos, portando a trasformação é muito ampla, começando por nós mesmos, olhando dentro de si , e tentando mudar atitudes que caracterizem algum tipo de preconceito, pois só a partir daí as transformações acontecerão.

    ResponderExcluir
  19. ATIVIDADE 2


    Infelizmente o preconceito cresce em nossa sociedade. Em cada região a estigmatização é constante. O preconceito por sua vez, também tem sua cultura que é passada de geração para geração dificultando assim o trabalho da escola. Mas temos que estar com a mente aberta em quanto educador, pois a cada dia nos deparamos com crianças já com “conceito formados”:
    Ex: Menina não pode pegar copo azul por que vira homem, e menino na pode pegar copo rosa para não virar mulher.
    É absolutamente inaceitável situações como essas, cabe a escola reverter e conscientizar os indivíduos, levando a promover assim comportamentos favoráveis para um bom convívio com a diversidade.

    ResponderExcluir
  20. O respeito a diversidade é um hábito não muito comum em nosso âmbito escolar e social.Por estabelecer vários tipos de preconceito e discriminações,prejudicando as relações e o desenvolvimento do educando.É necessário maiores informações sobre o tema abordado através de meios de comunicação,palestras,seminários e com maior intensidade no currículo escolar.

    ResponderExcluir
  21. ATIVIDADE 2

    Pensar nesses conceitos cheios de preconceitos,
    digas assim muito nos entristece. A verdade é que torna-se necessário, portanto, um trabalho consciente e reflexivo na formação dos educadores, para que não permaneçam no estereótipos que impedem diversidade na construção pessoal da existencia.
    O preconceito leva a discriminação e diminui a autoestima dos nossos alunos. E bem sabemos que nem sempre ¨tudo é farinha do mesmo saco¨.
    ¨A autoestima é a principal base para encontrar um bom lugar no mundo¨.
    (Içami Tiba,Quem Ama Educa,192)
    Apesar de estar arraigado em cada um de nós, devemos lembrar que somos agentes condutores para transformãção social.

    ResponderExcluir
  22. Infelizmente esta expressão lingüística ainda permanece. Onde tal postura volta-se contra a própria auto-estima da sociedade. Mas como educadora devo levar para sala de aula a reflexão e o significado década especificidades dos indivíduos, incluindo e preservando as diferenças, realizando assim a diversidade na igualdade como fundamento primeiro do ato educativo.

    ResponderExcluir
  23. NO NOSSO DIA-A-DIA E PRESENCIADO PRECONCEITOS E EXPRESSOES QUE SAO DITAS POR PESSOAS QUE NAO CONHECE A DIVERSIDADE.
    NA VERDADE SOMOS IGUAIS E COM PENSAMOS DIFERENTES. É NECESSARIO QUE SE FAÇA PALESTRAR CONSIENTIZADO AS PESSOAS SOBRE O TEMA ABORDADO.

    ResponderExcluir