Comente a seguinte situação:
Diante da homossexualidade entre alunos e professores, qual a postura que deve ser adotada pelo professor para lidar com as situações de preconceito que podem ocorrer?
Diante da homossexualidade entre alunos e professores, qual a postura que deve ser adotada pelo professor para lidar com as situações de preconceito que podem ocorrer?
prazo para participação: 05/10/09
Como devem participar:
Cliquem em "comentários" em seguida coloquem o nome completo e façam o comentário. Atenção: algumas pessoas que possuem e-mail diferente do G-mail que não conseguirem se identificar no campo "Comentar como" devem clicar em Anônimo e colocar o nome antes de fazer o comentário.Qualquer dúvida entrem em contato com a Equipe de Tutoria- presenciais e/ou a distância.
Cliquem em "comentários" em seguida coloquem o nome completo e façam o comentário. Atenção: algumas pessoas que possuem e-mail diferente do G-mail que não conseguirem se identificar no campo "Comentar como" devem clicar em Anônimo e colocar o nome antes de fazer o comentário.Qualquer dúvida entrem em contato com a Equipe de Tutoria- presenciais e/ou a distância.
Lembramos que a participação nos Fóruns é importante para conclusão do curso.
Equipe de Tutoria GDE.
Essa situação ainda é um tanto complicada para nossa realidade.No entanto, penso que em qualquer uma das situações é favorável que o professor trabalhe com os alunos a questão do respeito, enfatizando que a dignidade do homem não estar na opção sexual que faz, mas nas ações que realizam, no seu modo de conviver com os outros.
ResponderExcluirAdalvani costa leite 4fórum participativo
ResponderExcluirA boa orientação sexual deve incentivar sempre a reflexão. Conversar abertamente sobre as mudanças físicas e emocionais que ocorrem na puberdade ajuda os alunos a ter uma visão mais respeitosa e tolerante.
Como já falei em outros forúns acredito que o diálogo é fundamental.As pessoas devem entender que nós temos o livre arbitrio, temos o direito de escolhermos aquilo que acreditamos que seja o certo e nada mais justo de escolhermos tambem a opção sexual.Se é essa a minha opção então devo fazer com as pessoas me entendam e acima de tudo me respeite.
ResponderExcluirSuênia Cordeiro
A boa orientação sexual e canalizar as energias juvenis para atividades que contribuam para o desenvolvimento e amadurecimento, tais como: os grupos jovens, as gincanas, o grêmio de sua escola, associação em clubes, comentários etc.
ResponderExcluirGarantir no espaço escolar atividades que reflitam sobre o mundo e suas múltiplas relações, se faz necessário oportunizar informações sobre a orientação sexual para que se possa construir uma sociedade justa e harmônica.
ResponderExcluirBom o diálogo é a melhor solução, diante de uma situação como esta temos que ser imparciais para poder levar o aluno preconceiutuoso a pensar sobre os seus erros, de forma a levá-lo a praticar o respeito ao próximo e as suas individualidades.
ResponderExcluirA sala de aula é um espaço que emerge diferentes situações e algumas muito delicadas, a exemplo, a opção sexual. Esta pode motivar um furacão de problemas quando o professor não assumir uma postura mediadora nos conflitos por meio de estratégias eficientes ao desenvolver junto ao seu grupo de alunos reflexões, diálogos, atitudes de respeito e tolerância à diversidade.
ResponderExcluirCláudia Miron
Jucivania Laurenço
ResponderExcluirA questão da homossexualidade é a escolha que alguns indivíduos fazem em sua vidas, é uma maneira de ser feliz.Nesse sentido no ambiente escolar deve-se respeitar as diferenças de forma a estinguir o preconceito; É nescessário trabalhar a postura dos alunos diante de diversas situações, para que compreendam e respeitem o modo de ser e viver de cada pessoa; deve-se proporcionar situações de conversas para interação de todos(cada um com sua diferença) em sala de aula para que reflitam e superem seus preconceitos.
É inadimissível que em plena atualidade tenha educador preconceituoso com relação a homossexualidade, com diferenças de gênero e diversidades, pois isso demonstraria o tamanho de tanta ignorância.
A sala de aula e o espaço ideal para debates abertos a respeito da sexualidade.
ResponderExcluirno entanto a escolha feita por alguns individuos è uma maneira de demostrar felicidade nao importa a diferença.
Nome: Eleide Valquiria Soares Silva
ResponderExcluirtel: 96037163
curso: Gênero e Diversidade na escola
IV forum partipativo
A postura que o professor deve ter ao se tratar deste assunto, é deixa aberta esta discussão, sabendo respeitar a opinião de cada um, no entanto se trata de uma escolha de demonstrar que somos felizes mesmo as pessoas nos achando diferentes, e nos como professores devemos principalmente aceitar a auto identificação de cada um veiculando conhecimentos sempre objetivos, sem preconceito.
Acredito no dialogo e naturalidade para lidar com alunos sobre homossexualidade
ResponderExcluirOu seja, conversar discutir com eles sobre o assunto, penso que devemos ser professores e amigos dos nossos alunos e nada melhor de que fazermos isso no ambiente escolar.
Marcela Amaral
ResponderExcluirAcredito que o professor tem que ter uma postura forte, pois a todo instante nos deparamos com o preconceito no nosso dia a dia! O ideal é fazer debates reflexões e exposições dos pensamentos de ambas as parte (professor/ aluno! O bom é que apesar de pouco a escola tem uma grande influencia na formação de conceitos ou mesmo no repasse de informações o primordia é a parceiria e clareza!
homossexuais não tem espaço para viver a sua vida sexual e afetiva, os mesmos são recriminados quando manifestam caricias em público, porque para a sociedade é como se agredisse a moral, quebrasse o conceito da visão de família patriarcal, porém é irrelevante que dois jovens se agarrem no banheiro da escola, tanto para o casal homo como hetero, pois os mesmos precisam compreender que o ambiente escola é o lugar de respeito, do qual o aluno precisa ter em mente como referencial intelectual, a escola é a formação da imagem, o orientador é o espelho e daí se cria uma imagem, leva-se anos para se construir um nome um reflexo, e a projeção do aluno começa com a sua formação educacional a partir do pressuposto familiar.
ResponderExcluirAs pessoas precisam acreditar que somos todos seres criados por Deus o gênero e sua distinção são argüições que retratam formas esculturais distintas, porem somos todos iguais de uma mesma raça “humana”, e que pessoas se apaixonam por pessoas, independente do sexo que estas possam ter, escolher o sexo é uma forma de preconceito, ninguém opta por amar
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDulcineide de Lira Lima e Pereira
ResponderExcluirDiante da homossexualidade entre alunos e professores, o professor deverá adotar uma postura de respeito à diversidade bem como atentar para o desafio de lidar com estas questões tão presentes no dia a dia da escola.
Devemos nos preparar para contribuir com a tarefa de educar para a sexualidade humanizada.
Diana Oliveira Gonçalves
ResponderExcluirO professor tem papel fundamental para formação do indivíduo, desde modo deve levar questões como essas para debater com seus alunos, ou seja, sugerir que todos exponham suas idéias sobre a questão da opção sexual de cada pessoa. Vejo que esta é a melhor maneira de se combater qualquer preconceito.